Foi realizado ontem dia 26/11/2012 na cidade Florânia-rn o II encontro de bandas filarmônicas que contou com a participação das Seguintes bandas: filarmônica de Triunfo Potiguar, São Vicente, banda da PM do Rio Grande do Norte, filarmônica de juventude de florânia e da filarmônica de Timbaúba dos Batistas. A Filarmônica “Elino Julião” de Timbaúba dos Batistas sobre a regência do maestro “Mizael Cabral e “através da ACUST (Associação Cultural e Social de Timbaúba dos Batistas) que tem como presidente o Sr. “Aloísio Valle” parabeniza a toda população floraniense pelo presença que foi fantástica e agradece a todos em especial ao maestro (dãozinho) pelo convite e carinho.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
CURSO DE REGÊNCIA EM CRUZETA
CURSO DE REGÊNCIA EM CRUZETA
Olá a todos os alunos que participaram do PRONATEC no Curso Regência de Bandas. Venho por intermédio deste convidar a todos para a I Mostra de Regência de Cruzeta, a ser realizado nos dias 15 e 16 de Dezembro. Curso com a inscrição e o material didático (apostilas a serem utilizadas no curso) gratuitos. Focaremos assuntos relacionados à abordagem técnica e pedagógica do Regente de Banda, orquestração, ampliação de repertório, estética/interpretação e didática de ensaio; inseridos na importância que a interdisciplinaridade destes conteúdos traz, na formação e desenvolvimento técnico e teórico do Regente enquanto formador de novos músicos. Ao termino do curso teremos o recital da classe de Regência comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, e a entrega dos certificados. Sintam-se desde já todos convidados e, convidem seus colegas regentes.
Será muito bom revê-los e compartilhar os novos pensamentos técnicos e teóricos adquiridos no início do meu mestrado em Regência na Europa. (Universidade de Aveiro)
Erickinson Bezerra
domingo, 7 de outubro de 2012
Timbaúba dos Batistas: Eleitores não podem votar usando roupas verdes, azuis e vermelhas
Conforme portaria baixada pelo juiz eleitoral da 45ª Zona, Luiz Antonio Tomaz do Nascimento, que responde pelo município de Timbaúba dos Batistas, os eleitores daquela jurisdição não poderão ir aos locais de votação com camisetas azuis, vermelhas e verdes, que caracterizam os grupos políticos da cidade.
“A manifestação individual da preferência do eleitor por partido político, candidato ou coligação, deverá ser revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broxes, dísticos ou adesivos, não sendo permitida utilização de camisetas padronizadas ou qualquer outra forma de propaganda eleitoral”, disse o magistrado em sua decisão.
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
O QUE ACONTECEU COM O MEU SERIDÓ?
Faltando 2 dias para escolhermos nossos representantes, o que mais sinto e vejo nas ruas e nas redes sociais é um clima pesado, tenso. A região, literalmente, está pegando fogo!
Graças a Deus, está perto desse pesadelo terminar. Tenho amigos, familiares e clientes na região inteira, e é deprimente ver tantas pessoas se desentenderem por causa de política. Se ao menos soubessem discutir 'política' de forma pacífica, saudável, sem violência, sem provocações, agressões, mentiras, insultos, mas com argumentos convincentes e ideias bem colocadas, seria ótimo para a democracia. Mas daí atacar uns aos outros de forma desenfreada e irresponsável, motivado pela 'paixão cega' por seu candidato, é sinal claro de alienação.
Cada pessoa tem suas razões pra votar no candidato que escolheu para governar sua cidade. E devemos respeitar isso. Infelizmente, para muitos, a motivação é financeira, e essa prática é quase impossível de se extinguir. É lamentável. Mas na minha humilde opinião, não podemos nem devemos renegar nossa evolução natural, e, em pleno século 21, concordar com esse tipo de atitude e muito menos nos comportarmos como seres das cavernas, agindo de forma irracional, sem sabermos respeitar a opinião alheia, nem fazermos de conta que não vemos erros e acertos de quem governa ou já governou os municípios da região.
O tempo passou e muita coisa mudou. Acredito eu que, nos dias atuais, qualquer um dos candidatos que esteja disputando o cargo para prefeito de sua cidade, tem plena consciência que a maneira de governar mudou, e muito! O povo agora tem acesso mais rápido e fácil as informações, está mais esclarecido e as cobranças são maiores. Sendo assim, a pressão e a responsabilidade de fazer uma boa administração, transparente e compromissada com o bem estar da população, é maior. Até porque, para esse candidato, é a garantia de uma sobrevida no mundo da política. Se ele fez pelos seus governados, merece uma segunda chance, reelegendo-se ou fazendo seu sucessor. Caso contrario, a alternância do poder, que é algo saudável, torna-se inevitável. Então temos boas razoes para acreditar que o próximo prefeito fará uma boa administração. O passo inicial será dado domingo, dia 7, através do nosso voto.
É desse poder de botar e tirar que não podemos abrir mão. A nossa capacidade de nos indignar, de analisar o que está certo ou errado deve ser resguardada. O prefeito é um ser humano normal, sujeitos a erros e acertos. Eles não são divindades nem devem ser tratados como tal. Ele é um de nós. Não devemos temê-lo. O poder a ele atribuído, partiu das nossas mãos, através do nosso voto. Fomos nós que o indicamos para guiar nosso município. E para que o progresso seja assegurado, o prefeito deve saber ouvir a população, deve governar com nossa ajuda para que ele possa acertar mais do que errar. Seja parceiro do seu futuro prefeito. Apenas 1 candidato assumirá a prefeitura. E esse governará para todos.
A campanha desse ano foi uma boa oportunidade para que eles conhecessem a realidade dos seus municípios. Os candidatos que andaram de rua em rua, principalmente nos bairros periféricos, nas regiões carentes e na zona rural da região Seridó, sabem que muita coisa precisa mudar. Viram a realidade nua e crua. Quem dera se a sensibilidade despertada naquele momento perdurasse os 4 anos de mandato. Mas sabemos que não é assim. Para alguns sobra vontade, para outros falta. Para alguns, os poucos recursos estaduais e federais recebidos pelo município inviabilizam uma transformação no panorama local. Para outros, o que impede isso é um melhor gerenciamento dos recursos públicos. Cada cidade é um caso. Além do mais, não há como agradar a todos. É impossível. E se a administração dele não te agradou, também não é motivo para ser tratado como seu inimigo mortal. E é exatamente o que acontece em algumas cidades. Isso beira o absurdo.
Além do mais, acho mais válido que nós como cidadãos deveríamos, após o pleito, concentrar esforços no sentido de ajudar o próximo prefeito a administrar nossa cidade, dando sugestões, ideias e aprimoramentos ao seu projeto de governo, ao invés de desperdiçarmos tempo nas intermináveis e nocivas discussões nascidas no calor de um final de campanha, onde apenas 1 naturalmente, sagra-se vencedor.
E no final das contas, devemos respeitar o candidato escolhido por nosso semelhante. É direito dele. Assim como podemos e devemos exigir que respeitem a nossa escolha, é direito nosso. Simples assim.
Me orgulho da educação que recebi dos meus pais. Do trato e consideração que tenho com as pessoas. Sejam do meu convívio diário ou não. Me orgulho do meu grande círculo de amizades, do meu caráter, minha personalidade. O respeito para com os outros é uma virtude que carrego desde criança. E isso é algo característico do sertanejo.
O Seridó tem um material humano riquíssimo. Somos conhecidos pela hospitalidade, pelo carisma, pela forma fraterna e cordial como tratamos nossos conterrâneos e visitantes. É inadmissível que, por interesses mesquinhos, o seridoense abra mão dessa característica, e passe a tratar seu semelhante de forma lastimável. O diálogo ainda é a melhor arma num conflito, seja ele qual for. Não abra mão de suas amizades, das pessoas que tem amam, da sua paz, da harmonia do seu lar, do trabalho...por causa de divergências políticas.
Tenha consciência da sua opinião e valorize a do seu semelhante. Respeite quem não concorda com suas escolhas. Mas, sobretudo, seja coerente e faça a escolha certa.
Geovanne Pereira, 05.10.2012.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012
Este ano, os cursos serão realizados de julho a dezembro, nas cidades do Rio de Janeiro, Natal, Vigia e Ponta Grossa
Publicado em 17 de maio de 2012 Imprimir Aumentar fonte
Estão
abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012.
Este ano, os cursos vão ocorrer no Rio de Janeiro (RJ), em julho; Natal
(RN), em outubro; Vigia (PA), em novembro; e Ponta Grossa (PR), em
dezembro. Há vagas para técnicas de instrumento de sopro (flauta,
clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba); percussão;
instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática
de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de
sopros.Realizados pela Funarte/Ministério da Cultura, em parceria com instituições de cultura estaduais, municipais, privadas e universidades, os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 oferecem cursos com duração de cinco dias, ministrados por profissionais de reconhecida competência, oriundos de diversos estados. Músicos e regentes interessados em participar do programa devem preencher a ficha de inscrição e enviá-la, pelos correios, ou entregar em mãos, para a instituição que receberá o evento na cidade de sua escolha.
O objetivo dos Painéis Funarte de Bandas de Música é aprimorar, ampliar e atualizar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música de todo o país, além de estimular a troca de experiências proporcionada pelos encontros. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976. Este programa atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.
Baixe aqui a ficha de inscrição
Baixe aqui a programação completa
Painéis Funarte de Bandas de Música 2012
Rio de Janeiro (RJ) – 25 a 29 de julho
Coordenação local: Marcelo Jardim
Local de inscrição: Escola de Música da UFRJ
Rua do Passeio, 98 – Lapa
CEP 20.021-290 – Rio de Janeiro (RJ)
Tel.: (21) 2262-8742
Site: www.musica.ufrj.br
E-mail: artistico@musica.ufrj.br
Natal (RN) – 17 a 21 de outubro
Coordenação local: Cléa Maria Galvão Bacurau, Francisco José Araújo Alves (Marinho) e Humberto Carlos Dantas (BemBem)
Local de inscrição: Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641 – Tirol
CEP 59.020-120 – Natal (RN)
Tel.: (84) 3232-5357
E-mail: fjacena@rn.gov.br
Vigia (PA) – 7 a 11 de novembro
Coordenação local: Jorge Santos Sousa
Local de Inscrição: Fundação Carlos Gomes
Av. Gentil Bittencourt, 909 – Nazaré
CEP 66.040-000 – Belém (PA)
Tels.: (91) 3201-9471/3201-9456
E-mails.: superintendenica@fcg.pa.gov.br
jorge.sousa@fcg.pa.gov.br
iranilde.silva@fcg.pa.gov.br
Ponta Grossa (PR) – 5 a 9 de dezembro
Coordenação local: Rafael Rauski e Jhony Bueno
Local de inscrição: Conservatório Maestro Paulino
Rua Theodoro Rosas,871 – Centro
CEP 84.010-180 – Ponta Grossa (PR)
Tel.: (42) 3901-3038
Site: www.maestropaulino.com.br
E-mail: maestropaulino@gmail.com
Mais informações
Funarte – Coordenação de Bandas
coordenacaobandas@funarte.gov.br
Telefones: (21) 2279-8106 e (21) 2279-8088
Leia mais sobre o Projeto Bandas
terça-feira, 2 de outubro de 2012
CAERN LICITA NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO PARA A CIDADE DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ Caern
A cidade de São José do Seridó terá um novo sistema de abastecimento de água. O processo de licitação iniciado nesta terça-feira (2), às 9h, na sala de licitações da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) é o passo inicial para a concretização deste projeto e engenharia sanitária. Orçado em R$ 2,7 milhões, o serviço prevê a construção de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), Casa de Química, Filtração, adutoras, Estações Elevatórias, reservatório e um Stand Piper.
Os recursos são fruto de convênio entre a Caern e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dentro das ações do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Atualmente, o sistema que atende São José do Seridó capta água de quatro poços.
O novo sistema previsto pela Caern irá captar água da Barragem Passagem das Traíras. A obra atenderá a cidade por meio da rede de água já existente. Haverá uma adutora de água bruta que conduzirá a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) que terá toda estrutura para o tratamento e desinfecção de água. Atualmente, a cidade possui 1.122 ligações cadastradas, sendo das quais 1.043 estão ativas. São José do Seridó é abastecida por quatro poços que após as obras irão ser desativados, mas poderão ser utilizados caso haja necessidade.
VIA VC ARTIGOS E NOTICIAS
Postado por Cledson Medeiros
O novo sistema previsto pela Caern irá captar água da Barragem Passagem das Traíras. A obra atenderá a cidade por meio da rede de água já existente. Haverá uma adutora de água bruta que conduzirá a água até a Estação de Tratamento de Água (ETA) que terá toda estrutura para o tratamento e desinfecção de água. Atualmente, a cidade possui 1.122 ligações cadastradas, sendo das quais 1.043 estão ativas. São José do Seridó é abastecida por quatro poços que após as obras irão ser desativados, mas poderão ser utilizados caso haja necessidade.
VIA VC ARTIGOS E NOTICIAS
Postado por Cledson Medeiros
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Para garantir salários, Governo suspende pagamento da PAE
uma crise entre o Governo Rosado x Justiça e Ministério Público.
Motivo: o governo suspendeu o pagamento da chamada Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) – apelidada, maldosamente, de ‘auxílio paletó’ -, para a Magistratura, o Ministério Público e à Procuradoria Geral do Estado.
Justificativa forte: para garantir o pagamento dos salários dos servidores estaduais.
Diante do colapso financeiro, corre sério risco de atrasar os salários.
Mais notícias no Twitter da Abelhinha
sábado, 22 de setembro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Lições de um palhaço que deixa as empresas sem graça
Lições de um palhaço que deixa as empresas sem graça
Fundador do “Doutores da Alegria” alfineta, com bom humor, algumas particularidades do dia-a-dia nas empresas
Por Pedro Pereira
Entender a necessidade de quem está do outro lado, para então atender suas expectativas. Essa máxima, bastante utilizada no ambiente dos negócios, é vista pelo palhaço Wellington Nogueira como um caminho que leva também a outro destino: a alegria. Há quase 21 anos ele fundou o grupo Doutores da Alegria, que visita crianças hospitalizadas. Neste período, adquiriu experiência suficiente como gestor para afirmar: “Precisamos buscar uma ressignificação para nossa relação com o trabalho”. Nogueira foi um dos palestrantes da ExpoGestão 2012, em Joinville.
Entre os diversos aprendizados que Nogueira tira da carreira como “besteirologista”, como se intitula, está a forma como nos relacionamos com o mundo. “Precisamos reintegrar o que é orgânico para sermos sustentáveis. Crescer muito e de forma rápida demais não é orgânico, pois ninguém saiu correndo da barriga da mãe”, diverte-se. O raciocínio se desenvolve bem humorado até que as reflexões esbarram em um problema sério. Nogueira avalia que o mundo não suportará o ritmo de crescimento atual. “Teremos que fazer escolhas. Nem todo mundo as fará, mas todos pagarão a conta”, sentencia.
No entanto, nem tudo está perdido. O ator, formado nos Estados Unidos, entende que gestores e empresários já estão se conscientizando da importância de reverem conceitos e que em breve, prevê, veremos mudanças rápidas de comportamento. Afinal, segundo ele, conciliar a alegria e o bom humor com uma rotina de bater metas e cumprir prazos é uma tarefa que qualquer um pode executar. O “besteirologista Doutor Zinho” ensina que a alegria não é, necessariamente, um riso ou uma gargalhada. “Estas são somente expressões de felicidade quando alguém se sente acolhido. O humor saudável acontece de verdade quando você ri de si mesmo porque não se leva tão a sério e, assim, diverte outras pessoas”, explica.
Como gestor, Nogueira utiliza técnicas tão excêntricas quanto a presença de um palhaço usando jaleco em um hospital. Com a ajuda de especialistas – que não eram palhaços, diga-se –, criou um organograma bem apropriado: a semelhança com o formato de uma pizza rendeu o neologismo de “oréganograma”. No centro, as crianças e os palhaços. Ao redor, a administração do projeto. É o que ele chama de plano de carreira para o palhaço. A mudança nasceu da necessidade de dar uma roupagem profissional para a organização, sem, no entanto, copiar os modelos empresariais.
Nogueira acredita que a profissionalização é um caminho natural para as ONGs, tanto quanto a humanização das empresas. Mas o caminho ainda parece longo. “É um desafio muito grande as empresas se humanizarem porque são muito grandes. Eu vejo uma facilidade imensa de dominar discursos, mas não práticas”, analisa. Nesse contexto, Nogueira vislumbra a potencialidade de iniciativas como a dele se fortalecerem no cenário dos negócios sociais, que geram recursos, resolvem problemas e dão lucro. Ele cita o exemplo da Aliança Empreendedora, que promove educação empreendedora para ONGs, governos e empresas, além de planejar e implantar negócios inclusivos, ou seja, voltados ao público de baixa renda. “É um caminho sem volta”, garante.
A consulta termina com uma frase de difícil contestação, principalmente diante de uma receita simples e funcional como a do Doutor Zinho: “Palhaço é bobo, mas não é burro”.
Fundador do “Doutores da Alegria” alfineta, com bom humor, algumas particularidades do dia-a-dia nas empresas
Por Pedro Pereira
Entender a necessidade de quem está do outro lado, para então atender suas expectativas. Essa máxima, bastante utilizada no ambiente dos negócios, é vista pelo palhaço Wellington Nogueira como um caminho que leva também a outro destino: a alegria. Há quase 21 anos ele fundou o grupo Doutores da Alegria, que visita crianças hospitalizadas. Neste período, adquiriu experiência suficiente como gestor para afirmar: “Precisamos buscar uma ressignificação para nossa relação com o trabalho”. Nogueira foi um dos palestrantes da ExpoGestão 2012, em Joinville.
Entre os diversos aprendizados que Nogueira tira da carreira como “besteirologista”, como se intitula, está a forma como nos relacionamos com o mundo. “Precisamos reintegrar o que é orgânico para sermos sustentáveis. Crescer muito e de forma rápida demais não é orgânico, pois ninguém saiu correndo da barriga da mãe”, diverte-se. O raciocínio se desenvolve bem humorado até que as reflexões esbarram em um problema sério. Nogueira avalia que o mundo não suportará o ritmo de crescimento atual. “Teremos que fazer escolhas. Nem todo mundo as fará, mas todos pagarão a conta”, sentencia.
No entanto, nem tudo está perdido. O ator, formado nos Estados Unidos, entende que gestores e empresários já estão se conscientizando da importância de reverem conceitos e que em breve, prevê, veremos mudanças rápidas de comportamento. Afinal, segundo ele, conciliar a alegria e o bom humor com uma rotina de bater metas e cumprir prazos é uma tarefa que qualquer um pode executar. O “besteirologista Doutor Zinho” ensina que a alegria não é, necessariamente, um riso ou uma gargalhada. “Estas são somente expressões de felicidade quando alguém se sente acolhido. O humor saudável acontece de verdade quando você ri de si mesmo porque não se leva tão a sério e, assim, diverte outras pessoas”, explica.
Como gestor, Nogueira utiliza técnicas tão excêntricas quanto a presença de um palhaço usando jaleco em um hospital. Com a ajuda de especialistas – que não eram palhaços, diga-se –, criou um organograma bem apropriado: a semelhança com o formato de uma pizza rendeu o neologismo de “oréganograma”. No centro, as crianças e os palhaços. Ao redor, a administração do projeto. É o que ele chama de plano de carreira para o palhaço. A mudança nasceu da necessidade de dar uma roupagem profissional para a organização, sem, no entanto, copiar os modelos empresariais.
Nogueira acredita que a profissionalização é um caminho natural para as ONGs, tanto quanto a humanização das empresas. Mas o caminho ainda parece longo. “É um desafio muito grande as empresas se humanizarem porque são muito grandes. Eu vejo uma facilidade imensa de dominar discursos, mas não práticas”, analisa. Nesse contexto, Nogueira vislumbra a potencialidade de iniciativas como a dele se fortalecerem no cenário dos negócios sociais, que geram recursos, resolvem problemas e dão lucro. Ele cita o exemplo da Aliança Empreendedora, que promove educação empreendedora para ONGs, governos e empresas, além de planejar e implantar negócios inclusivos, ou seja, voltados ao público de baixa renda. “É um caminho sem volta”, garante.
A consulta termina com uma frase de difícil contestação, principalmente diante de uma receita simples e funcional como a do Doutor Zinho: “Palhaço é bobo, mas não é burro”.
quarta-feira, 11 de julho de 2012
"O SERIDÓ PERDEU O SEU MAIS ILUSTRE FILHO E OS CÉUS GANHOU UM SANTO HOMEM SERIDOENSE,NA FIGURA SINGULAR DE DOM EUGÊNIO DE ARAÚJO SALES"...
Pomba branca pousa sobre caixão de D. Eugenio durante velório e emociona público
O corpo do cardeal Dom Eugênio Sales está sendo velado desde esta terça-feira na Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro. De acordo com a Arquidiocese, o arcebispo está sendo homenageado com missas a cada duas horas. O corpo dele chegou à igreja trazido pelo caminhão do corpo de bombeiros e coberto pela bandeira do Brasil.
Ao chegar recebeu uma salva de palmas dos fiéis que participavam da cerimônia religiosa. Uma pomba branca, símbolo da paz também foi lançada ao ar durante a chegada do corpo, mas pouco tempo depois acabou pousando sobre o caixão que já estava dentro da catedral. A pomba permaneceu ao lado do corpo cerca de 40 minutos, emocionando fiéis e os bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio que também estavam no local.
Dom Eugenio morreu aos 91 anos, de causas naturais na noite desta segunda-feira, por volta das 23h, na Residência Assunção, na zona norte da cidade. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia à TV.
Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a papa, depois da morte de João Paulo I.
FONTES : http://aryssonsoares.blogspot.com/
http://encantosdoserido.blogspot.com/
Ao chegar recebeu uma salva de palmas dos fiéis que participavam da cerimônia religiosa. Uma pomba branca, símbolo da paz também foi lançada ao ar durante a chegada do corpo, mas pouco tempo depois acabou pousando sobre o caixão que já estava dentro da catedral. A pomba permaneceu ao lado do corpo cerca de 40 minutos, emocionando fiéis e os bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio que também estavam no local.
Dom Eugenio morreu aos 91 anos, de causas naturais na noite desta segunda-feira, por volta das 23h, na Residência Assunção, na zona norte da cidade. Segundo a Arquidiocese, nos últimos dias, a rotina de Dom Eugênio, que não possuía nenhuma enfermidade grave, limitava-se entre o quarto e o gabinete, onde lia jornais e assistia à TV.
Natural de Acari, no Rio Grande do Norte, Dom Eugenio chegou a ter o nome cogitado entre os candidatos a papa, depois da morte de João Paulo I.
FONTES : http://aryssonsoares.blogspot.com/
http://encantosdoserido.blogspot.com/
terça-feira, 10 de julho de 2012
Yeltsin e Gorbatchev conduziram o processo de abertura política e econômica da União Soviética.
A queda do governo de Stálin trouxe à tona uma série de transformações que abriu portas para o fim da centralização política promovida pelo stalinismo. No governo de Nikita Kruchev, várias das práticas corruptas e criminosas do regime stalinista foram denunciadas. Depois de seu governo, Leonid Brjnev firmou-se frente a URSS de 1964 a 1982. Depois desse período, Andropov e Constantin Tchernenko assumiram o governo russo.
Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso. Além disso, os gastos gerados pela corrida armamentista da Guerra Fria impediam que a União Soviética fosse capaz de fazer frente às potências capitalistas.
A população que tinha acesso ao ensino superior acabou percebendo que o projeto socialista começava a ruir. As promessas de prosperidade e igualdade, propagandeadas pelos veículos de comunicação estatais, fazia contraste com os privilégios a uma classe que vivia à custa da riqueza controlada pelo governo. Esse grupo privilegiado, chamado de nomenklatura, defendia a manutenção do sistema unipartidário e a centralização dos poderes políticos.
No ano de 1985, o estadista Mikhail Gorbatchev assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com idéias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika ( reestruturação) e a glasnost (transparência). A primeira visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost tinha como objetivo abrandar o poder de intromissão do governo nas questões civis.
Em esfera internacional, a União Soviética buscou dar sinais para o fim da Guerra Fria. As tropas russas que ocupavam o Afeganistão se retiraram do país e novos acordos econômicos foram firmados junto aos Estados Unidos. Logo em seguida, as autoridades soviéticas pediram auxílio para que outras nações capitalistas fornecessem apoio financeiro para que a nação soviética superasse suas dificuldades internas.
A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética. Alas ligadas à burocracia estatal e militar faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado soviético. Em contrapartida, um grupo de liberais liderados por Boris Ieltsin defendia o aprofundamento das mudanças com a promoção da economia de mercado e a privatização do setor industrial russo. Em agosto de 1991, um grupo de militares tentou dar um golpe político sitiando com tanques a cidade de Moscou.
O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder. No dia 29 de agosto de 1991, o Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade. Temendo maiores agitações políticas na Rússia, as nações que compunham a União Soviética começaram a exigir a autonomia política de seus territórios. Letônia, Estônia e Lituânia foram os primeiros países a declararem sua independência. No final daquele mesmo ano, a União Soviética somente contava com a integração do Cazaquistão e do Turcomenistão.
No ano de 1992, o governo foi passado para as mãos de Boris Ieltsin. Mesmo implementando diversas medidas modernizantes, o governo Ieltsin foi marcado por crises inflacionárias que colocavam o futuro da Rússia em questão. No ano de 1998, a crise econômica russa atingiu patamares alarmantes. Sem condições de governar o governo, doente e sofrendo com o alcoolismo, Boris Ieltsin renunciou ao governo. Somente a partir de 1999, com a valorização do petróleo no governo de Vladimir Putin, a Rússia deu sinais de recuperação.
Nesse período, os problemas gerados pela burocratização do governo soviético foram piorando a situação social, política e econômica do país. O fechamento do país para as nações não-socialistas forçou a União Soviética a sofrer um processo de atraso econômico que deixou a indústria soviética em situação de atraso. Além disso, os gastos gerados pela corrida armamentista da Guerra Fria impediam que a União Soviética fosse capaz de fazer frente às potências capitalistas.
A população que tinha acesso ao ensino superior acabou percebendo que o projeto socialista começava a ruir. As promessas de prosperidade e igualdade, propagandeadas pelos veículos de comunicação estatais, fazia contraste com os privilégios a uma classe que vivia à custa da riqueza controlada pelo governo. Esse grupo privilegiado, chamado de nomenklatura, defendia a manutenção do sistema unipartidário e a centralização dos poderes políticos.
No ano de 1985, o estadista Mikhail Gorbatchev assumiu o controle do Partido Comunista Soviético com idéias inovadoras. Entre suas maiores metas governamentais, Gorbatchev empreendeu duas medidas: a perestroika ( reestruturação) e a glasnost (transparência). A primeira visava modernizar a economia russa com a adoção de medidas que diminuía a participação do Estado na economia. A glasnost tinha como objetivo abrandar o poder de intromissão do governo nas questões civis.
Em esfera internacional, a União Soviética buscou dar sinais para o fim da Guerra Fria. As tropas russas que ocupavam o Afeganistão se retiraram do país e novos acordos econômicos foram firmados junto aos Estados Unidos. Logo em seguida, as autoridades soviéticas pediram auxílio para que outras nações capitalistas fornecessem apoio financeiro para que a nação soviética superasse suas dificuldades internas.
A ação renovadora de Mikhail Gorbatchev criou uma cisão política no interior da União Soviética. Alas ligadas à burocracia estatal e militar faziam forte oposição à abertura política e econômica do Estado soviético. Em contrapartida, um grupo de liberais liderados por Boris Ieltsin defendia o aprofundamento das mudanças com a promoção da economia de mercado e a privatização do setor industrial russo. Em agosto de 1991, um grupo de militares tentou dar um golpe político sitiando com tanques a cidade de Moscou.
O insucesso do golpe militar abriu portas para que os liberais tomassem o poder. No dia 29 de agosto de 1991, o Partido Comunista Soviético foi colocado na ilegalidade. Temendo maiores agitações políticas na Rússia, as nações que compunham a União Soviética começaram a exigir a autonomia política de seus territórios. Letônia, Estônia e Lituânia foram os primeiros países a declararem sua independência. No final daquele mesmo ano, a União Soviética somente contava com a integração do Cazaquistão e do Turcomenistão.
No ano de 1992, o governo foi passado para as mãos de Boris Ieltsin. Mesmo implementando diversas medidas modernizantes, o governo Ieltsin foi marcado por crises inflacionárias que colocavam o futuro da Rússia em questão. No ano de 1998, a crise econômica russa atingiu patamares alarmantes. Sem condições de governar o governo, doente e sofrendo com o alcoolismo, Boris Ieltsin renunciou ao governo. Somente a partir de 1999, com a valorização do petróleo no governo de Vladimir Putin, a Rússia deu sinais de recuperação.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
Graduado em História
Equipe Brasil Escola
segunda-feira, 9 de julho de 2012
sábado, 30 de junho de 2012
Saiba quais alimentos ajudam a aliviar a enxaqueca
Médico orienta o que tirar da alimentação e quais alimentos incluir para evitar as temidas dores de cabeça.
Saiba quais alimentos contribuem para aliviar a enxaqueca
MADSON MORAES
“Estou com dor de cabeça” é uma frase que você costuma ouvir muito por aí no trabalho, em casa, na rua. O jeito mais fácil que muitos 'resolvem' essa dor é tomar aquele “comprimido mágico”. Mas as dores de cabeça que você tem começam, normalmente, em um dos lados da cabeça? São acompanhadas de outros sintomas como náusea, vômito e visão distorcida? E chegam a incapacitar você para o trabalho e até perturbar seu sono? Você pode sofrer crises de enxaquecas e vai precisar de tratamento.
A enxaqueca, ou cefaleia crônica, não tem preferência por gênero nem idade e ataca homens, mulheres e crianças. Mas as mulheres têm de duas a três vezes mais enxaquecas que os homens. Alguns números revelam que a incidência é de 3 a 4 vezes maior nelas. Em crianças até 12 anos, a incidência é igual em meninos e meninas.
O médico ortomolecular Clement Hajian, que também é homeopata, explica que há soluções para o mal. Pela análise molecular, podemos confirmar a presença de metais tóxicos que podem levar às enxaquecas. Já pela homeopatia, os fatores constitucionais são analisados minimizando quais podem desencadeá-las. Portanto, somente com um diagnóstico e tratamento corretos podemos ter a melhor solução para cada caso. Segundo Hajian, as dores de cabeça, quando permanecem constantes, devem ser analisadas por um médico o quanto antes.
As dores de cabeça podem estar direta ou indiretamente relacionadas, entre outros fatores, à alimentação, que pode contribuir tanto para amenizar as crises como para o surgimento delas. A cervejinha do final do dia por causa do álcool, por exemplo. Sabe aquele tempero pronto que você utiliza na comida para ganhar tempo? Ele contém glutamato monossódico que pode desencadear uma crise de enxaqueca. Alimentos com nitritos, contidos nos embutidos e enlatados, a cafeína (não está apenas no café, mas também no chá mate, guaraná, cacau e chocolate) e os alimentos que contêm tiramina (queijos, chocolates, carnes em conservas, salsicha, entre outros) e adoçantes que contenham aspartame também podem desencadear enxaquecas.
Mas, claro, adquirir bons hábitos alimentares é essencial para a manutenção da saúde e que podem contribuir para aliviar a enxaqueca. Tomar bastante agua ajuda. Já as pimentas têm uma substância responsável pelo ardor capaz de liberar endorfinas, que são analgésicos naturais do organismo. No geral, uma dica importante é anotar os alimentos que você come quando tem crises de enxaqueca, e depois de algum tempo será possível identificar se existem alimentos específicos que desencadeiam o seu problema.
LEIA TAMBÉM: Conheça tudo sobre a enxaqueca
quarta-feira, 27 de junho de 2012
INSCRIÇÕES ABERTAS!
A cidade de Viçosa do Ceará recebe de 21 a 28 de julho, a IX edição do Festival de Música da Ibiapaba realizado pelo IACC - Instituto de Arte e Cultura do Ceará, dentro de sua política de formação musical e promovido pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Ceará – SECULT. O evento surgiu em 2004 com base na descentralização das ações culturais da capital cearense, tendo a cultura como meio de desenvolvimento social e econômico.
As inscrições estão abertas. Já estão disponíveis as fichas de inscrição, regulamento e lista de cursos e oficinas que serão ofertados. O candidato deve imprimir a ficha e entregá-la preenchida em um dos pontos de inscrição especificados no regulamento.
O resultado da seleção será divulgado no site do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura: www.dragaodomar.org.br.
FAÇA O DOWNLOAD DA FICHA DE INSCRIÇÃO DO LIVRETO DO FESTIVAL E VEJA
O REGULAMENTO.
segunda-feira, 25 de junho de 2012
IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MÚSICA NA REGIÃO DO SERIDÓ
A comissão designada pela reitora da UFRN, Professora Ângela Paiva, para discutir e elaborar o projeto para implantar o curso de graduação em música na região do seridó, se reuniu nesta última quinta-feira 14de junho de 2012 na EMUFRN, atendendo a convocação do professor Lourival Andrade que preside a comissão.
O principal tema discutido, foi acerca de qual pretende-se implantar e a grade de conteúdos e carga horária. A reunião com a presença de todos os integrantes, foi bastante positiva, ficando já predefinido em primeira mão, a implantação do curso de licenciatura em Música o qual deverá funcionar na cidade de Caicó e seguirá as orientações das Diretrizes Curriculares estabelecidas pelo Ministério da Educação, conforme ...Ver mais
segunda-feira, 11 de junho de 2012
III FESTIVAL INTERNACIONAL DE MUSICA DE CAMPINA GRANDE
Entre os dias 2 e 7 de julho será realizado o 3º Festival Internacional de Música de Campina Grande. O evento é promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FURNE) e Fundação Parque Tecnológico, e tem como meta promover o intercâmbio entre professores, artistas e alunos de diferentes estados e países.
Além do corpo docente formado por professores com vasta experiência internacional, este ano o festival recebe grupos e artistas novos e consagrados como os pianistas Marco Antonio Almeida e Eudóxia de Barros, Quinteto Sopro Novo Yamaha, Quaternaglia Guitar Quartet (QGQ) - que este ano completa vinte anos de trajetória artística, a irreverente Orquestra de Contrabaixos Tropical, além da premiada ópera de câmara Domitila, do compositor João Guilherme Ripper.
Assim como nas edições anteriores, durante a realização do evento serão oferecidos cursos de flauta transversal, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone, piano, canto, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e regência, além de uma oficina de lutheria (instrumentos de cordas friccionadas). A orquestra e o coro do festival serão formados por alunos e professores. Os alunos que forem selecionados participarão das aulas, ensaios e concertos de câmara.
As inscrições para quem quer participar do 3º Festival Internacional de Música acontecem até o dia 20 de junho, no site do Festival. Cada candidato deverá enviar o currículo em arquivo no formato PDF e o link de um vídeo próprio publicado no YouTube com a interpretação de duas obras que demonstrem o seu nível de execução. A seleção da oficina de lutheria será feita com base no currículo. Os candidatos selecionados serão comunicados oficialmente através de carta, e-mail ou telefone, no período de 21 a 25 de junho.
Fonte: UEPB
sábado, 9 de junho de 2012
Prêmio Agente Jovem de Cultura
SCDC finaliza dados do Edital cujo resultado sairá na 2ª quinzena de junho
A Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC) já finalizou os dados do processo de inscrição para o Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. O edital, cujo resultado final dos habilitados e inabilitados será divulgado na segunda quinzena de junho, teve 2.469 (dois mil, quatrocentos e sessenta e nove) inscritos em todo o país. As regiões que tiveram o maior número de inscrições foram a Sudeste (913) e Nordeste (835). Já os estados que registraram o maior número de inscritos foram São Paulo (416), Rio de Janeiro (272), Bahia (231) e Minas Gerais (172).
O Edital Prêmio Agente Jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais concederá 500 prêmios, no valor de R$ 9 mil cada, a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais de todo o país que tenham entre 15 a 29 anos .
O Prêmio Agente Jovem de Cultura está sendo realizado pelo MinC, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República e os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Saúde (MS). Serão 100 prêmios para a categoria Jovem adolescente (15 a 17 anos), 200 para a categoria Jovem jovem (18 a 24 anos) e outros 200 para a categoria Jovem adulto (25 a 29 anos).
A premiação total será de R$ 5,7 milhões e o concurso terá recursos dos programas Brasil Plural e Cultura Viva, do MinC. Os ministérios envolvidos também concedem apoio financeiro.
As iniciativas culturais poderão contemplar ações voltadas para as áreas de Comunicação, Articulação e Mobilização Cultural, Cultura e Tecnologia, Pesquisa, Acervo e Diálogos Intergeracionais no Campo da Cultura, Formação Cultural, Produção e Expressão Artística e Cultural, Intercâmbios e Encontros Culturais, e Cultura e Sustentabilidade.
Confira aqui as inscrições por Estado
Confira aqui as inscrições por Região
Assinar:
Postagens (Atom)